A importância da brincadeira na vida da criança
O
momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança.
Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relação
social elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. É também através da brincadeira que a criança se expressa quando está
feliz, ansiosa ou com medo. O brincar desenvolve também a aprendizagem da
linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns
princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a
obediência às regras.
A
utilização da brincadeira é uma atividade natural da criança que traz
benefício, pois é através do brincar que a criança desperta suas emoções,
aprende a lidar com fatos que interligam seu dia a dia, aprende a lidar com o
mundo, recriam, repensam, imitam, experimentam os acontecimentos que lhes deram
origem. Favorecendo a autoestima, auxiliando no processo de interação com si
mesmo e com o outro, desenvolvem a imaginação, a criatividade, a capacidade
motora e o raciocínio.
É
brincando que a criança se desenvolve, porque, brincando, a criança tem toda
riqueza do aprender fazendo, naturalmente, sem pressão ou medo de errar, e com
prazer pelo poder do conhecimento.
Para KISHIMOTO (2000)
a brincadeira e o jogo interferem diretamente no desenvolvimento da imaginação,
da representação simbólica, da cognição, dos sentimentos, do prazer, das
relações, da convivência, da criatividade, do movimento e da auto-imagem dos
indivíduos. Ele complementa afirmando que: Nesta linha de pensamento é
brincando que a criança aprende a socializar-se com as outras, desenvolve a
motricidade, a mente, a criatividade. (KISHIMOTO,1999, p. 110)
Para Vygotsky a brincadeira pode ter papel fundamental no desenvolvimento da criança.
Seguindo a ideia de que o aprendizado se dá por interações, o jogo lúdico e o
jogo de papéis, como brincar de “mamãe e filhinha” permite que haja uma atuação
na zona de desenvolvimento proximal do indivíduo, ou seja, criam-se condições
para que determinados conhecimentos e/ou valores sejam consolidados ao
exercitar no plano imaginativo, capacidades de imaginar situações, representar
papéis, seguir regras de conduta de sua cultura (só a mamãe que pode colocar a
filhinha de castigo), etc.
Assim, a criança se projeta no mundo dos adultos, ensaiando atividades,
comportamentos e hábitos nos quais ainda não está preparada para tal, mas que
na brincadeira permite com que sejam criados processos de desenvolvimento,
internalizando o real e promovendo o desenvolvimento cognitivo.
Habilidades que podem ser desenvolvidas com as brincadeiras/;
-Corporal: Mimica, imitação e atividades motores ( estátua, morto vivo, amarelinha, amarelinha Africana).
- Relações intra e inter pessoais: (telefone sem fio, bolha de sabão e confecção da peteca).
Habilidades que podem ser desenvolvidas com as brincadeiras/;
-Corporal: Mimica, imitação e atividades motores ( estátua, morto vivo, amarelinha, amarelinha Africana).
- Relações intra e inter pessoais: (telefone sem fio, bolha de sabão e confecção da peteca).
Adorei!!!!
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