Dicas de Brincadeiras Antigas!!!
Através
desse estudo queremos mostrar a importância do brincar em todas as fases da
vida da criança, brincar é um importante meio de comunicação, é através deste
ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita
o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão,
da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação
estreita entre jogo e aprendizagem.
Também
queremos ressaltar a importância de professores e pais participarem dessas brincadeiras
sendo aliados na formação e construção dessa aprendizagem.
Neste contexto, o brincar na educação infantil
deve proporcionar a criança o conhecer regras constituídas por si e em grupo, e com isso contribuir na integração do indivíduo
na sociedade. Também proporcionar à criança poder resolver conflitos e
hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolver a capacidade de
compreensão dos pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de
demonstrar sua opinião em relação aos outros. É também é muito importante
perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se
constitui numa das formas de relacionar e de criar um mundo, na perspectiva da
lógica infantil.
Então por esses motivos selecionamos
algumas brincadeiras que podem auxiliar pais e professores nas brincadeiras com
as crianças, fortalecendo ainda mais o vínculo de afetividade.
Pega rabo ou rabo do burro
Divida
os participantes em duas equipes – ou mais, dependendo do número de
participantes – e distribua, para cada uma, pedaços de pano ou fitas de cores
diferentes, identificando cada time.
Os jogadores devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo.
Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe adversária. Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar. Dica: determine um tempo para a caçada, como dois ou três minutos.
Os jogadores devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo.
Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe adversária. Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar. Dica: determine um tempo para a caçada, como dois ou três minutos.
Dança das cadeiras
Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o
número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada.
Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir
sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última
cadeira.
Telefone sem fio
Brincadeira coletiva que
desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da
fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o
mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que
entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro
falou.
Então agora vamos nos divertir!!
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