Dicas de Brincadeiras Antigas!!!


Através desse estudo queremos mostrar a importância do brincar em todas as fases da vida da criança, brincar é um importante meio de comunicação, é através deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Também queremos ressaltar a importância de professores e pais participarem dessas brincadeiras sendo aliados na formação e construção dessa aprendizagem.
            Neste contexto, o brincar na educação infantil deve proporcionar a criança o conhecer regras constituídas por si e em grupo,  e com isso contribuir na integração do indivíduo na sociedade. Também proporcionar à criança poder resolver conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolver a capacidade de compreensão dos pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É também é muito importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionar e de criar um mundo, na perspectiva da lógica infantil.
            Então por esses motivos selecionamos algumas brincadeiras que podem auxiliar pais e professores nas brincadeiras com as crianças, fortalecendo ainda mais o vínculo de afetividade.

Pega rabo ou rabo do burro
Divida os participantes em duas equipes – ou mais, dependendo do número de participantes – e distribua, para cada uma, pedaços de pano ou fitas de cores diferentes, identificando cada time.
Os jogadores devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo.
Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe adversária. Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar. Dica: determine um tempo para a caçada, como dois ou três minutos.


Dança das cadeiras

Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

Telefone sem fio
Brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou. 


Então agora vamos nos divertir!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hora da Brincadeira!!! Parte 3

Brincadeiras Brasileiras Antigas com Origem Africana